sábado, 21 de setembro de 2013

E você está ajudando???

Transtorno do Panico( também conhecido como Síndrome do panico) É uma doença como eu disse antes, extremamente mal entendida... Muitos julgamentos, e muitas injustiça, começando por aqueles que são mais vitais: FAMÍLIA E AMIGOS!! Eu hoje, tive um dia horrível, me senti injustiçada, solitária dentro da minha própria casa, passei mal devido a uma crise de ansiedade, e se alguém me ajudou? NÃO! Isso me fez querer vir aqui e dar a vocês exemplos, de coisas que podem vir a salvar uma vida , e outras que podem ajudar a pessoa a ir de vez ao fundo do poço. Preste atenção.



Segue ai para vocês o que se transforma o corpo de uma pessoa que esta em crise dessa maldita doença!!!!!! Isso é só o começo.
Pense duas vezes antes de chamar de drama ou mimimi! ;) 


10 MAIS:
- Seu amigo(a) era o mais animado da turma e de repente ele anda pra baixo, querendo sair pouco, tenso e passando mal com facilidade e sem motivo aparente?
Ele pode ter sofrido algum trauma de tamanho pequeno, nada que tenha deixado ele marcado a principio, ou ele não quer falar, lutou pra continuar o mais engraçado da turma, até que não deu mais. E agora ele se encontra em um estado de desanimo e tristeza constante.
Você- Converse, procure a hora certa, NÃO JULGUE, não diga que é falta de vontade, não jogue na cara que a vida está passando, amigo, ele sabe disso, acredite. Apenas tente entender a fase, e ofereça ajuda, ainda que não seja imediata. 

-Seu amigo não quer sair, nada mais de baladinhas, chora sem motivo, sensível briga com coisas sem sentido?
Ele provavelmente precisa se entender ainda, talvez não saiba o que ele tem, até porque existem varias outros estados psicológicos que infelizmente podem causar isso, se ele não souber, a raiva, o desgosto vai vir antes de tudo
Você-  De tempo a ele, não suma, isso não vai ajudar Mantenha a distância para não brigar, mas não deixe que ele se isole sem antes saber o que está acontecendo, ele pode tomar atitules drástica, você não quer isso , certo?


-Seu amigo sai do meio de uma festa, assustado, bravo, tremendo, querendo ir embora, mesmo que você esteja quase conseguindo pegar aquela gatinha/gatinho?
Ele provavelmente ta sofrendo um episódio de panico/ ansiedade, isso é extremamente fora do controle dele, entenda. Nada do que ele diga ou faça pode ser considerado proposital, o medo pode ser de TUDO e TODOS... De coisas que se quer estão ali.
Você- Deixe ele ir, não insista que ele fique, é como pedir alguém pra ficar rodeado de fantasmas em sua cabeça e continuar brincando  deixe ele ir, mas se for amigo mesmo, vá com ele, você pode ter outras e outras festas, mas ele, saindo só, pode ter a sua ultima. Acompanhe seu amigo, não pergunte nada, apenas fique ao lado.



-Os sintomas físicos, doenças sem procedentes, com cura lenta ou rápida.
A síndrome, tem esse mal, ela adoece a mente da pessoa, e com ela, o corpo se deteriora, você sente coisas que não existe motivos para sente, febre, dormência, enjoou, vômitos constantes, tonturas e mais tonturas, emagrecimento, engordar, dores musculares, e ainda piores.
Você- Acredite, ACREDITE, seu amigo(a) não está fingindo doença alguma, uma coisa você pode ter certeza, nunca , nunca vamos querer ser um peso a alguém, se reclamamos, é porque sentimos, por mais que tentamos convencer nossa mente que é algo psicológico, seu corpo demora as vezes ele não entende até que você tome remédio ou vá ao médico.


-Amigo solteiro, evita relacionamento?
Para quem sonha com perseguições, fantasmas, vê coisas em crise, ouve, imagina que todos na rua estão armados e irão te matar, que se você sair naquele certo dia, todos que você ama morreram, sinceramente amigo? É facil querer um relacionamento? Não é que seu amigo(a) não queira, ele tem medo, pois é mais uma vez o sentimento destruidor. MEDO
Você- Diga que ele merece amar e mais que isso ser amado, mas não force a barra, o amor aparece ( o meu apareceu) não diga nunca a seu amigo, que ele ta perdendo chances, chances podem passar mas a certa vai chegar quando ele tiver preparado.

-Homossexualidade?

A quem confunda um pouco isso, eu Joice, sou Lésbica, assumida a pouco tempo. Sem drama e qualquer ligação com a doença que tenho, demorei a entender sim, e nessa parte sim o MEDO ajudou. Seu amigo (a) não é gay, lésbica, bi , porque tem síndrome ou depressão. Mas o fato de algo como HOMOFOBIA existir de forma tão forte, normalmente homossexuais tendem a desenvolver esse tipo de problema.
Você- Não seja homofóbico, é seu amigo, sua amiga, nada muda , quem ele dorme ou beija no fim do dia, não deve ser um problema pra você e muito menos para ele, você não acha que ele ja tem bastante? 
-Isolamento

Seu amigo se sente confortável com ele apenas, sente como se sozinho não fosse assustar mais ninguém alem dele mesmo, ele prefere o isolamento, mas acredite, ele te quer por perto, ele precisa. 
Você- Não se distancie, nunca diga que se afastou pois não sabia mais o que fazer e sente saudade do tempo que seu amigo era feliz e brincalhão, isso pode acabar com ele. PODE ACABAR COM ELE!!!!!
SUICÍDIO E AUTOMUTILAÇÃO
É o fim do poço, é quando a síndrome ja está totalmente ligada a depressão[ normalmente uma leva a outra] é quando nada mais faz sentido, ou a pessoa está cansada de sentir medo. Se cortar, alivia a angustias, os males físicos , mas nunca, NUNCA é para se aparecer, o portador desse mal, prefere o esquecimento, quando ele insisti em falar, é um pedido de ajuda DESESPERADO.
Você- NÃO JULGUE. DE BRONCA. MAS NÃO SAIA DO LADO, AJUDE DA FORMA QUE FOR POSSÍVEL, diga que quando ele(a) sentir vontade de se machucar ou pior, que te ligue, te bote pra perto. Isso pode ser o fim da vida de seu amigo, não permita isso. POR FAVOR!
CARÊNCIA?

"Por favor me de atenção" essa não é a questão, se seu amigo(a) que sofre com a síndrome, parar de pedir isso, parar de expor isso de alguma forma possível, POR FAVOR, assista de perto, é perigoso. Ele desistiu de pedir ajuda, ele acha que pode se virar só. ELE NÃO PODE
Você: Não chame de drama, não diga que é frescura, se coloque POR UM SEGUNDO no lugar da pessoa, ele precisa de você.
Exposição?



Eu costumo falar muito sobre meus momentos na internet, Twitter, Facebook e agora aqui no blog. Para muitos MIMIMI, pedido de atenção, chatice, ok!
Você- você se acha amigo? ENTÃO PROVE, ESTEJA AO LADO, SEU AMIGO (A) PODE ESTÁ TÃO ASSUSTADO QUE TER AMIGOS POR PERTO É IMPOSSÍVEL, POR ISSO É MAIS FÁCIL PELA INTERNET, NÃO QUE ISSO SE RESUMA AOS PC'S, PODEM CONHECER PESSOALMENTE, MAS AJUDE, NÃO O ABANDONE PORQUE TA COMPLICADO, E ELE FALA DEMAIS SOBRE, ELE CONFIA EM VOCÊ, ELE ESTÁ COLOCANDO PARA FORA TODO SEUS PIORES PESADELOS.
Quando estiver pesado demais, não importa as diferencias, não importa que você não consiga entender de fato. CONTINUE COM QUEM PRECISA DE VOCÊ
TUDO isso eu utilizei o 'termo' amigo, mas a você pai, mãe, irmãos, e familiares no geral. EU DIRECIONO A TODOS VOCÊ. ;) 

Nem que seja apenas pra deitar do lado e mostrar que está ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta livre para dizer o que quiser.. mas pense antes, por favor! Seja da mesma bondade que gostaria que fossem com você.