sábado, 4 de maio de 2013

Como se eu fosse feita de vidro ....♪ ='(

Vou colocar um artigo interessante aqui, MUITO importante. Para muitos julgado como frescura, chamar atenção, problema de adolescente rebelde sem causa. Vamos ver, aonde esse 'descaso' com algo tão sério pode chegar, e entender um pouco mais de uma forma clinica. A Auto-mutilação
Pra representar uma mocinha conhecida por alguns ai, Demi Lovato, ela venceu essa guerra. ;)
Demi abriu o coração. “Algumas vezes eu estava tão ansiosa, que sentia como se estivesse deixando meu corpo e que se eu não fizesse algo para parar isso, iria explodir. Eu me automutilava para tirar a minha mente dessa ideia. Eu simplesmente não ligava para o que iria acontecer. Não tinha medo algum”, contou.
Marcas ='( 
v
v
v
 ♥
Segue o artigo...

No meu estágio de psicologia clínica da faculdade tive o primeiro contato com uma paciente que se autoagredia causando cortes na própria pele. Desde esse período atendi muitas pessoas com esse mesmo sintoma incluindo uma senhora que veio me procurar com os braços ainda sangrando pelos os cortes que ela acabara de fazer com uma faca de cozinha.
   Esse comportamento/sintoma costuma causar grande desconforto a quem lhe presencia e geralmente é confundido com tentativa de suicídio, pois braços (incluindo pulsos) são frequentemente os alvos das automutilações.
 
  Saiba mais:
O que é automutilação?
     É qualquer ato que visa conscientemente lesar ou destruir partes do próprio corpo sem que isso tenha nenhuma intenção de suicídio. É um sintoma comumente relacionado ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), mas também aparece em pessoas com depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, bulimia, anorexia, vitimas de bullying, esquizofrênicos entre muitos outros.
     Existem diferentes formas de automutilação entre elas encontramos: reabrir feridas (dermatolilexomania); morder o próprio lábio língua ou braços; queimar-se com cigarros, produtos químicos, sal e até mesmo gelo; furar-se com objetos pontiagudos, beliscar-se e arranhar-se utilizando para isso as próprias unhas ou algum objeto cortante. 

O que leva alguém a cortar a própria pele?
 
     Por que você se corta? Recentemente fiz essa pergunta a uma adolescente e a resposta foi “Eu não sei, sinto uma coisa dentro de mim e para ela sair eu preciso me cortar” essa foi a melhor resposta que já ouvi de uma pessoa com esse sintoma, pois é comum elas possuírem grande dificuldade em expressar suas emoções e sentimentos. Nos outros casos em que fiz está pergunta paciente descrevia a sensação que o levava a se mutilar através de gestos (e caretas) que exprimiam um estado de desconforto e sufocamento.
    De maneira geral o automutilador sente grande dificuldade em expor seus sentimentos seja falando, chorando ou de qualquer outra forma, assim sendo cortar-se exprime melhor o que eles sentem.  

O que querem dizer esses cortes?
    Como psicólogo aprendi que todo e qualquer ato humano é por si só carregado de significados e simbologia. A automutilação além de ser um ato humano é também uma tentativa de se comunicar ela, porém não está em linguagem clara e comum ao interlocutor, mas precisa ser interpretada uma vez que o locutor é incapaz de fazer isso sozinho.
 
  Colocando para fora: algumas vezes quem infringe cortes na própria pele diz estar tentando expor a dor que sente dentro de si para fora. Como se fosse possível trocar a dor emocional ou psíquica por uma dor física, uma dor que o outro pode ver, uma dor mais fácil de tratar.
 
   Eu mereço isso: não é incomum que os automutiladores sejam portadores de fortes sentimentos de inferioridade ou de culpa: “Eu sou uma estúpida, um lixo não sirvo para nada”; “eu mereço isso, ninguém gosta de mim” são frases que eu ouvi de duas pessoas distintas que cortavam os próprios braços. Dessa forma em alguns casos as mutilações ou cortes surgem como forma de se punir por essa pessoa tão repulsiva (na opinião do paciente). Essa fala provém de um sentimento de inferioridade. Muitas das pessoas que se cortam são os depositários de suas famílias, os bodes expiatórios aqueles que são responsabilizados por todos os problemas da casa. Adolescentes vítimas de críticas constantes podem apresentar esse sintoma.

Fonte: psicologosp

"Você pode tomar tudo o que tenho
Você pode quebrar tudo o que sou
Como se eu fosse feita de vidro
Como se eu fosse feita de papel

Vá em frente e tente me puxar para baixo
Eu vou me levantar do chão
Como um arranha-céus
Como um arranha-céus" ♪

Cante pra sua depressão!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta livre para dizer o que quiser.. mas pense antes, por favor! Seja da mesma bondade que gostaria que fossem com você.